Trabalhos

O tema central do V Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal e III Congresso Internacional de Enfermagem Neonatal é “Segurança e qualidade em enfermagem neonatal: Interfaces entre ensino, pesquisa e assistência”

Os resumos deverão ser submetidos até as 23 horas e 59 minutos do dia 15 de setembro de 2018.
Não haverá prorrogação deste prazo.

A submissão dos trabalhos deverá ser feita exclusivamente pelo site do evento (www.cobeneo2018.com.br), devendo contemplar todas as informações solicitadas (Vide orientações sobre a elaboração do resumo).

Os autores poderão inscrever trabalhos para as seguintes modalidades:
· Comunicação oral;
· Pôster eletrônico dialogado;
· Tema livre para prêmios.

Os autores poderão submeter resumos que se enquadrem aos eixos temáticos do Congresso e que demonstrem o estado da ciência, da prática e do ensino de enfermagem neonatal, nas modalidades de pesquisa, reflexão teórico-filosófica, relatos de experiência, estudos de caso e revisões de literatura. Portanto, os temas devem ser atuais e pertinentes.

Ao submeter o resumo, o autor deve identificar o eixo temático específico para vincular seu trabalho:
Eixo 1 – Ensino em Enfermagem Neonatal
Eixo 2 – Assistência e Gestão em Enfermagem Neonatal
Eixo 3 – Pesquisa em Enfermagem Neonatal

Orientações gerais:
1. O autor deverá indicar o eixo temático em que se enquadra o seu resumo.
2. Cada resumo poderá ser submetido em apenas um eixo temático.
3. Será permitido, no máximo, até 6 (seis) autores por trabalho, incluindo o relator.
4. O relator do trabalho deve estar inscrito no evento para submeter o trabalho.
5. Cada relator poderá submeter e apresentar, no máximo, 02 (dois) trabalhos. Entretanto, não haverá limite para coautoria em trabalhos inscritos no evento.
6. Apenas 1 (um) dos autores do trabalho poderá ser o relator do trabalho inscrito e seu nome será indicado no formulário de submissão.
7. Para submissão de resumos é necessário que o relator esteja inscrito no congresso, com confirmação de pagamento da taxa de inscrição.
8. A critério da Comissão Científica, o tipo de apresentação selecionado pelo autor poderá ser alterado: comunicação oral ou pôster eletrônico dialogado. Quando isso ocorrer, o autor será comunicado antecipadamente sobre tal decisão.
9. O relator do trabalho deverá ser sócio da Associação Brasileira de Obstetrizes, Enfermeiros Obstetras e Neonatais (ABENFO), em qualquer uma de suas Seccionais, e enviar o comprovante de quitação da anuidade de 2018 ao inscrever o resumo.
10. Não serão aceitos resumos sem orientação de um professor ou profissional da área de saúde de nível superior.


ATENÇÃO

· Os resumos enviados fora do prazo estabelecido e/ou que não se adequarem às normas científicas do evento não serão avaliados sob qualquer hipótese e não caberá recurso.
· Somente serão publicados nos Anais do evento os trabalhos selecionados que realmente forem apresentados no dia e horário estabelecidos pela Comissão Científica.
· A Comissão Científica do evento não divulgará os nomes dos avaliadores de cada trabalho científico.
· Impreterivelmente, a data prevista para a divulgação dos trabalhos aprovados será o dia 10 de outubro de 2018.
· Os relatores dos trabalhos aprovados serão comunicados por meio do e-mail que foi informado na submissão do resumo, bem como pelo site do congresso.
· Será emitido somente um certificado com o nome do relator e dos coautores. O(s) certificado(s) será(ão) disponibilizado(s) ao relator inscrito no evento em sua área de “Participante” no site do evento, sendo que será de sua responsabilidade encaminhar cópia do certificado aos demais autores.
· Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio que não o determinado por este regulamento, assim como trabalhos incompletos com promessa de conclusão ou que mencione “resultados a serem discutidos”.
· É absolutamente necessário que o relator do trabalho esteja inscrito no congresso. Se os demais autores quiserem participar do evento, terão que fazer suas respectivas inscrições.
· Arquivos que contenham vírus ou estejam danificados serão destruídos e o relator que os encaminhou será notificado quanto à necessidade de reenvio do trabalho, caso haja tempo hábil, considerando-se rigorosamente o prazo estabelecido para recepção dos trabalhos.

PREMIAÇÃO TEMAS LIVRES

Serão oferecidos três prêmios no V COBENEO e III CIEN. Somente os trabalhos inscritos e selecionados como Tema Livre poderão concorrer.

            Para todos os trabalhos inscritos, sobretudo aqueles que concorrerão a prêmio, é obrigatório o envio de comprovante de quitação da anuidade 2018 da ABENFO do relator.

Os prêmios oferecidos pelo V COBENEO / III CIEN serão:

  • Prêmio “Profa Dra Amélia Fumiko Kimura”, vinculado ao Eixo temático 1 – Ensino em enfermagem neonatal;

CLIQUE AQUI PARA VER REGULAMENTO – Profa Dra Amélia Fumiko Kimura

  • Prêmio “Profa Dra Kleyde Ventura de Souza”, vinculado ao Eixo temático 2 – Assistência e gestão em enfermagem neonatal;

CLIQUE AQUI PARA VER REGULAMENTO – Profa Dra Kleyde Ventura de Souza

  • Prêmio “Profa Dra Carmen Gracinda Silvan Scochi”, vinculado ao Eixo temático 3 – Pesquisa em enfermagem neonatal.

CLIQUE AQUI PARA VER REGULAMENTO – Profa Dra Carmen Gracinda Silvan Scochi 

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO RESUMO
  • Considerando as normas da revista Enfermagem Obstétrica (http://www.enfo.com.br/ojs/index.php/EnfObst/index), ISSN: 2358-4661, na qual serão publicados os Anais do evento, o texto deverá ser digitado em processador de texto Word for Windows (97 ou versões mais atuais), nos formatos .doc ou .docx, espaçamento entrelinhas de 1,5, sem recuo de parágrafos, com fonte Times New Roman, tamanho 12.
  • O layout da página deve contemplar tamanho A4, com formatação de margens superior, inferior, esquerda e direita de 2 cm.
  • O resumo a ser submetido para avaliação deverá conter o título, logo abaixo dele a modalidade de apresentação desejada pelo autor (comunicação oral ou e-pôster dialogado ou tema livre para prêmio) e o eixo temático. A seguir deverá ter o corpo do resumo, os descritores e, por último, as referências. (As informações de autoria devem ser incluídas apenas na versão final, que será requerida após processo de avaliação e em caso de aprovação do trabalho)
  • O título do resumo deve estar em negrito, com alinhamento centralizado. A primeira letra do título deve ser maiúscula e o restante em letras minúsculas. Não deve exceder 15 (quinze) palavras, assim como não deve incluir siglas, abreviaturas, nomes de cidades, países ou outras informações geográficas.
  • Os termos Introdução, Objetivos, Método, Resultados, Conclusão, Descritores e Referências devem ser destacados em negrito e com apenas a primeira letra maiúscula.
  • O resumo deve ser escrito em Português sem parágrafo, respeitando a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa.
  • O texto do resumo deve ser iniciado sem recuo, com alinhamento justificado, em parágrafo único. Deve ser estruturado com, no máximo, 2500 caracteres com espaço (esse número de caracteres não inclui título, autores, descritores e referências, mas sim o parágrafo único), contemplando os itens: Introdução, Objetivo(s), Método (tipo de estudo, local, população/amostra, coleta de dados, análise dos dados e aspectos éticos – incluir o número do parecer do CEP quando se tratar de pesquisas com seres humanos), Resultados (sem tabelas, gráficos e/ou figuras) e Conclusão ou Considerações finais.
  • Devem ser apresentados quatro a seis descritores, digitados em letra minúscula (apenas a letra inicial da primeira palavra de cada descritor deverá ser maiúscula) e separados por ponto-e-vírgula. Os descritores deverão ser extraídos do vocabulário de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS – Bireme –http://decs.bvs.br/) e digitados logo abaixo do resumo, antes das referências.
  • As referências deverão ser listadas no final do resumo seguindo a Norma Vancouver: devem ser apresentadas de uma a, no máximo, cinco referências.
  • Gráficos e figuras não serão permitidos nos resumos. No número de caracteres solicitados refere-se apenas ao resumo.
  • A formatação da lista de referências também deve adotar espaço 1,5 e tamanho de fonte 12, sem parágrafo, recuo ou deslocamento das margens.
  • O sobrenome dos autores nas referências deve estar em letras minúsculas, à exceção da primeira letra; o primeiro nome e os nomes secundários serão representados por suas letras iniciais maiúsculas, sem separação ou pontos entre elas, conforme Estilo Vancouver; não fazer destaques para títulos. Apresentar as referências considerando ordem alfabética quanto ao nome do primeiro autor.

Durante o processo de submissão do resumo, os autores deverão preencher apenas preencher as informações dos autores solicitadas pelo site no formulário de submissão e anexar o arquivo do resumo em PDF sem informação dos autores.

MODELO DE RESUMO PARA AVALIAÇÃO – Download Aqui

 Na versão final (que será requerida após processo de avaliação e em caso de aprovação do trabalho) logo abaixo do título do trabalho, deverá constar o nome do(s) autor(es). Para cada autor, deve ser incluída uma nota de rodapé com a maior titulação, seguida pela instituição em que atua. A última linha da nota de rodapé deve apresentar o endereço eletrônico do relator (e-mail). O nome do relator deverá estar em negrito e sublinhado. Escrever o nome completo de cada autor, com letra maiúscula na primeira letra de nome e sobrenome(s), separando-se os autores com o uso de ponto e vírgula. Ex. Xxxxxx Xxxxx Xxxxxx 1; Yyyyyyy Yyyyyyy 2; Zzzzzzz Zzzzzzz 3. Nesse exemplo, o segundo autor é o relator do estudo.

MODELO DE RESUMO VERSÃO FINAL APÓS APROVAÇÃO – Download Aqui 

  • Os autores interessados na apresentação de trabalhos para a modalidade Temas Livres para Prêmios deverão anexar o trabalho completo/Artigo já contendo o resumo na formatação supracitada para avaliação, em um único arquivo. Ou seja, resumo na primeira página e trabalho completo a partir da segunda página do arquivo a ser submetido para avaliação, não deve constar menção a autoria no arquivo a ser avaliado. Na versão final do trabalho será requerido dados dos autores, após processo de avaliação e em caso de aprovação do trabalho.
  • O trabalho completo inscrito para concorrer a prêmio deve conter: introdução, objetivo, método, resultados, discussão e conclusão.
  • Os trabalhos premiados serão publicados nos Anais do evento sob a forma de resumo.
  • O avaliador dos resumos submetidos emitirá um parecer, que poderá ser: “aceito”; “não aceito” ou “aceito após correções sugeridas”. No último caso, o autor terá um prazo para reenviar o resumo corrigido. Caso não reenvie, o resumo será considerado como “não aceito”.
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO NA MODALIDADE PÔSTER ELETRÔNICO DIALOGADO

· Os pôsteres serão distribuídos pela Comissão Científica, conforme os eixos temáticos do evento.

· A data e o horário programados pela organização do evento para a apresentação dos trabalhos não poderão ser alterados pelos autores.

· Os pôsteres eletrônicos deverão ser elaborados conforme modelo disponibilizado pela Comissão Científica disponível no site do Congresso.

· No dia e horário (período) estabelecidos pela Comissão Científica do evento, o autor deverá dirigir-se ao totem programado para sua apresentação, onde também irá assinar uma lista de presença, o que será uma atividade obrigatória para a emissão de seu certificado.

· No horário da apresentação, o relator do trabalho deverá permanecer junto totem do pôster, considerando data e horário designados pela Comissão Científica do Congresso.

· Os relatores que não estiverem presentes não receberão certificado. O relator terá 05 (cinco minutos) para apresentar o seu trabalho para o membro da Comissão Científica e demais participantes presentes. Após a exposição, o membro da comissão poderá arguir o relator.

· É proibida a apresentação por terceiros: não autores e/ou não inscritos no evento.

· A Comissão Científica reserva-se o direito de alterar a programação quando necessário, sendo o relator comunicado por e-mail.

A elaboração do pôster eletrônico deverá seguir, rigorosamente, as seguintes recomendações:

O pôster eletrônico deve ser confeccionado utilizando o programa Microsoft Power Point, com o formato de arquivo .ppt e a template disponibilizada pelo evento;

· O tamanho do slide deve ser de 21,59 cm (largura) x 38 cm (altura);

· Serão permitidos até cinco slides por pôster;

· Os slides devem ser dimensionados para “Apresentação na tela” (16:9);

· A orientação do slide deve ser “retrato”;

· A fonte da letra deve ser Times New Roman, com tamanho mínimo de 16;

· Imagens e gráficos são opcionais;

· O primeiro slide deve conter título do trabalho, nome dos autores e instituição a que o trabalho está vinculado

· CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD – Modelo Pôster Eletrônico Dialogado

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NAS MODALIDADES COMUNICAÇÃO ORAL E TEMAS LIVRES PARA PRÊMIOS

· A data e o horário programados pela organização do evento para a apresentação dos trabalhos não poderão ser alteradas pelos autores.

· Cada relator deverá, com antecedência, entregar sua apresentação no local, data e horário indicados pela Comissão Científica. Assim, é importante que tenham o conteúdo em dispositivo portátil de memória flash (pendrive).

· Cada sessão para apresentação das comunicações orais e de Temas Livres para Prêmios será coordenada por um membro da Comissão Científica. Os relatores que não estiverem presentes nos locais e horários programados pela Comissão, não receberão certificado.

· Cada relator terá 10 minutos para a apresentação do seu trabalho. A observância a esse período também será considerada pela Comissão Científica na avaliação dos prêmios.

· Após a apresentação do trabalho, os relatores deverão permanecer na plenária, visto que o membro da Comissão Científica poderá argui-los. O tempo máximo de arguição será de cinco minutos por trabalho.

· É proibida a apresentação por terceiros: não autores e não inscritos no evento.

· A Subcomissão de Temas Livres para Prêmios fará a leitura do relatório e anunciará os nomes dos trabalhos premiados, por ordem de classificação, em sessão especial durante o encerramento do Congresso.

· ATENÇÃO: Trabalhos que tenham como autores membros de qualquer uma das comissões do V Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal e III Congresso Internacional de Enfermagem Neonatal não poderão concorrer aos prêmios instituídos pelo evento.

CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD – Modelo para Comunicação Oral e Tema Livre para prêmio

REVISÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS

Serão sujeitos a revisão todos os resumos submetidos dentro dos prazos definidos e de acordo com as instruções de submissão.

Cada um dos trabalhos submetidos para prêmio será analisado por três (3) revisores, integrantes da Subcomissão de Temas Livres para Prêmios, designada pela Comissão Científica, e será avaliado pelo mérito científico e relevância para pesquisa, ensino e/ou a prática clínica de enfermagem neonatal. Serão ainda observados os seguintes critérios:

  • Ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se ao eixo temático escolhido.
  • Apresentar coerência teórica e metodológica.
  • Apresentar encadeamento lógico entre as partes do resumo, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível.
  • Estar escrito de maneira clara, coerente e concisa, segundo normas da língua portuguesa.

Cronograma

Submissão de trabalhos via site do evento 01/07/2018 a 15/09/2018
Divulgação por e-mail dos trabalhos aprovados 10/10/2018

OBSERVAÇÕES

1: Todo trabalho, após submetido à Comissão Científica do evento, não poderá sofrer alterações até que seja emitido um parecer. Portanto, antes de realizar a submissão definitiva, verifique se realmente é o arquivo que deseja anexar ao sistema.

2: Os certificados de apresentação de Comunicação Coordenada, E-Pôster e Prêmios só serão fornecidos aos relatores que efetivamente comparecerem e apresentarem seus trabalhos.

3: Os certificados de participação em cursos pré-congresso e congresso somente estarão disponíveis online no site do evento a partir de 20 dias depois do seu término. O site solicitará uma avaliação do evento para que o participante tenha acesso ao certificado.